Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Pedra do Pontal de Sernambetiba

Ampliar imagem Pedra do Pontal de Sernambetiba
Foto: Allan Siqueira
Ampliar imagem Pedra do Pontal de Sernambetiba
Fonte: Google
Pedra do Pontal de Sernambetiba
Cadastrada por: Luciano Bender, em 03-06-2023 às 16:15
Altitude: 119 metros
Descrição: A Pedra do Pontal de Sernambetiba - mais conhecida como "Pedra do Pontal", é a península rochosa existente no encontro das praias da Barra da Tijuca e da Macumba (também chamada de Praia do Recreio dos Bandeirantes). Na maré alta, ou quando o mar está de ressaca, ela se converte em uma ilha, às vezes inacessível. Ela possui uma parede quase vertical voltada para a areia, onde se destaca, no lado esquerdo, uma fissura bem marcada ("Sangue e Areia", tendo sido feita também uma outra, bem menor ("Micro-Entidade", na extrema direita da parede. Há ainda um pequeno trepa-pedra grampeado na encosta à esquerda de ambas.

Seu cume pode ser rapidamente atingido a partir da praia, ou pelo mencionado trepa-pedra ou, ainda, pela bem marcada trilha normal, que contorna pela direita a parede onde se encontram as escaladas para depois subir a íngreme encosta final. Devido aos incêndios sistemáticos, só capim e plantas rasteiras crescem no topo, mas dele se tem um vista magnífica do Recreio, da Barra da Tijuca e da Baixa de Jacarepaguá, limitada de um lado pela Serra da Carioca - onde se destacam a Pedra da Gávea e o Pico da Tijuca - e, de outro, pelo Maciço da Pedra Branca. Ótimo programa de verão, pois a parede só pega sol com a manhã já bem avançada.
Como chegar à base: Atravesse a faixa de areia que separa as duas praias e siga pelo costão em frente, diretamente até a base da parede, atravessando um mato ralo nos metros finais.
Fonte: ILHA, A. Guia de Escaladas de Guaratiba. 1ª edição. Rio de Janeiro: Ed. do autor, 1999.
Coordenadas: -23.03595258735959,-43.4699197858572
Encontrou algo errado? Clique aqui